Lá, onde se esconde o vazio…

“Mas o vazio tem o valor e a semelhaça do pleno. Um meio de obter é não procurar, um meio de ter é o de não pedir e somente acreditar que o silêncio que eu creio em mim é a resposta a meu – a meu mistério.”

– Clarice Lispector –

Os dias insistem em transcorrer sem parada e, nos instantes de lucidez pura, agradeço à vida pelo movimento que me concede em busca da concretização no palco da realidade…

Intercalo-me em um ciclo de produtividade que parece sadio, que me tira do ciclo dos medos e quase não deixa espaço para o pensamento crítico, para o sentir em si.

Mas, é na pausa para o café, naquele singelo momento de diálogo da minha alma comigo, que sigo ao encontro dele… do vazio.

Um amigo (ou será inimigo?) que se esconde quase o tempo todo, com temor de ser visto por quem não tem a melhor habilidade de interpretá-lo. No caso, eu mesma…

Apresento-me a ele, um pouco tímida e receosa de que perceba cada uma de minhas fraquezas. E o vazio segue se esquivando, como não estivesse lá. Porém, tenho certeza de onde se oculta e já não posso mais negá-lo.

Brincamos de esconde-esconde, como colegas de infância… Não nos assumimos. Um compromisso sério demanda confiança, afinidade e boa dose de liberdade de expressão, o que, certamente, levará certo tempo até construirmos.

Não tenho pressa… Por ora, apenas permito-me compreender que encontrei, finalmente, o esconderijo desse tal de vazio.

É nas horas de calmaria que ele aparece e vem me visitar, de sobreaviso. Não deseja ser esperado. Apenas chega para me ensinar sobre as surpresas intrínsecas da vida…

Em meio à sua presença, necessito trocar o fazer pelo ser. Tarefa difícil para aquela que se vê fora de si praticamente o tempo inteiro, (inter)agindo, mas pouco sendo – de verdade – a sua essência.

O vazio se acomoda para me mostrar o real cenário apagado das ruas… Concreto. Legítimo e fiel ao sonho que se quis.

E eu o recebo, afinal, não há nada que seja mais parte de mim.

Anúncios

4 comentários sobre “Lá, onde se esconde o vazio…

  1. Claudia Costa disse:

    É mesmo isso…o melhor desse vaio é que tanta coisa lhe caberá.
    Assim como o mar tem sua maré baixa que sempre antecede as ressacas, os tsunamis, a sua grandeza…
    O vazio, minha linda, nos guarda!
    Respire, inspire, não pire e aproveite a paisagem, porque a única certeza é que algo vai mudar.

    Bjks cheias de gratidão e amor.

    Curtir

  2. Helia disse:

    Minha linda, você sabe… Muitas vezes as pessoas se escondem na correria do dia-a-dia, para não ter nem mesmo um intervalo para o pensar e o sentir. Elas reclamam de cansaço e falta de tempo, mas agarram-se a essa correria como uma tábua de salvação.

    Mas você jamais seria assim. Está na sua essência esse enfrentamento, essa contemplação, essa busca.

    Você é plena.

    Lindo, como sempre.

    Aliás, cada vez melhor.

    Beijos imensos, com amor.

    ^^

    Curtir

  3. Inge Lobato disse:

    Conhecer-se profundamente é para poucos e corajosos. É para os que questionam sinceramente a vida, e não se contentam com qualquer resposta.
    “Conhece-te a Ti mesmo e conhecerás todo o universo e os deuses, porque se o que procuras não achares primeiro dentro de ti mesmo, não acharás em lugar algum”. Essa frase encontrada no templo de Delfos, na Grécia, encerra bem a grande jornada que é investigar o universo particular e complexo que somos. Não é tarefa fácil, é jornada para a vida inteira, mas não tenho dúvida que seja de todas as descobertas, a mais recompensadora. Que seu vazio te traga sempre mais perguntas que respostas, querida! Beijos da fã!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s