Lá, onde se esconde o vazio…

“Mas o vazio tem o valor e a semelhaça do pleno. Um meio de obter é não procurar, um meio de ter é o de não pedir e somente acreditar que o silêncio que eu creio em mim é a resposta a meu – a meu mistério.”

– Clarice Lispector –

Os dias insistem em transcorrer sem parada e, nos instantes de lucidez pura, agradeço à vida pelo movimento que me concede em busca da concretização no palco da realidade…

Intercalo-me em um ciclo de produtividade que parece sadio, que me tira do ciclo dos medos e quase não deixa espaço para o pensamento crítico, para o sentir em si.

Mas, é na pausa para o café, naquele singelo momento de diálogo da minha alma comigo, que sigo ao encontro dele… do vazio.

Um amigo (ou será inimigo?) que se esconde quase o tempo todo, com temor de ser visto por quem não tem a melhor habilidade de interpretá-lo. No caso, eu mesma…

Apresento-me a ele, um pouco tímida e receosa de que perceba cada uma de minhas fraquezas. E o vazio segue se esquivando, como não estivesse lá. Porém, tenho certeza de onde se oculta e já não posso mais negá-lo.

Brincamos de esconde-esconde, como colegas de infância… Não nos assumimos. Um compromisso sério demanda confiança, afinidade e boa dose de liberdade de expressão, o que, certamente, levará certo tempo até construirmos.

Não tenho pressa… Por ora, apenas permito-me compreender que encontrei, finalmente, o esconderijo desse tal de vazio.

É nas horas de calmaria que ele aparece e vem me visitar, de sobreaviso. Não deseja ser esperado. Apenas chega para me ensinar sobre as surpresas intrínsecas da vida…

Em meio à sua presença, necessito trocar o fazer pelo ser. Tarefa difícil para aquela que se vê fora de si praticamente o tempo inteiro, (inter)agindo, mas pouco sendo – de verdade – a sua essência.

O vazio se acomoda para me mostrar o real cenário apagado das ruas… Concreto. Legítimo e fiel ao sonho que se quis.

E eu o recebo, afinal, não há nada que seja mais parte de mim.

4 comentários sobre “Lá, onde se esconde o vazio…

  1. Claudia Costa disse:

    É mesmo isso…o melhor desse vaio é que tanta coisa lhe caberá.
    Assim como o mar tem sua maré baixa que sempre antecede as ressacas, os tsunamis, a sua grandeza…
    O vazio, minha linda, nos guarda!
    Respire, inspire, não pire e aproveite a paisagem, porque a única certeza é que algo vai mudar.

    Bjks cheias de gratidão e amor.

    Curtir

  2. Helia disse:

    Minha linda, você sabe… Muitas vezes as pessoas se escondem na correria do dia-a-dia, para não ter nem mesmo um intervalo para o pensar e o sentir. Elas reclamam de cansaço e falta de tempo, mas agarram-se a essa correria como uma tábua de salvação.

    Mas você jamais seria assim. Está na sua essência esse enfrentamento, essa contemplação, essa busca.

    Você é plena.

    Lindo, como sempre.

    Aliás, cada vez melhor.

    Beijos imensos, com amor.

    ^^

    Curtir

  3. Inge Lobato disse:

    Conhecer-se profundamente é para poucos e corajosos. É para os que questionam sinceramente a vida, e não se contentam com qualquer resposta.
    “Conhece-te a Ti mesmo e conhecerás todo o universo e os deuses, porque se o que procuras não achares primeiro dentro de ti mesmo, não acharás em lugar algum”. Essa frase encontrada no templo de Delfos, na Grécia, encerra bem a grande jornada que é investigar o universo particular e complexo que somos. Não é tarefa fácil, é jornada para a vida inteira, mas não tenho dúvida que seja de todas as descobertas, a mais recompensadora. Que seu vazio te traga sempre mais perguntas que respostas, querida! Beijos da fã!

    Curtir

Deixe um comentário

