As quatro escritoras e seus diários…

dic3a1rio-das-quatro-estac3a7c3b5es

Com palavras de Lunna Guedes, Maria Cininha, Raquel Stanick e Tatiana Kielberman, o “Diário das Quatro Estações” é um livro plural que se divide em quatro, exatamente como as estações do ano.

Quatro mulheres, quatro signos e mais de quatro mil palavras, falando ao outro esse sentir que se deixa traduzir ou talvez interpretar, em linhas bem merecidas de dias que, se não são inteiros, são partes de um todo que se orienta…

Desenhando sombras no que resta da noite – Lunna Guedes

”Não é um diário porque não nasceu da preocupação em se deitar no papel um combinado de vogais e consoantes sob a orientação temporal. Surgiu sim da necessidade de dialogar com figuras imaginárias… Por ser o último de uma série, a realidade não foi convidada a participar, ficou de fora, assim como outros elementos vários…”

Talvez eu crie asas – Maria Cininha

”Um caderno sobre a mesa, o bloco de anotações do computador, um caderno de desenho, uma máquina fotográfica, tudo utilizado ao sabor do tempo. Assim observo o meu dia a dia, com inconstante disciplina.
Nunca pensei em ter um diário, mas neste ultimo ano, além de viver me vi envolvida em colecionar os dias. Um dia lindo, um dia triste, uma nova amizade, um encontro inesperado, um filme, uma música, uma imagem, uma espécie de representação ao vivo da vida.
Colocar-se sobre no papel com certa regularidade é uma maneira de desnudar-se, um refúgio para os sonhos, uma forma de liberdade. Por isso não consigo pensar em outro nome para este diário, se não: ‘Talvez eu crie asas’.
Surpreendente, é muito surpreendente! Sou a personagem principal desse amontoado de palavras e desenhos, ao compasso das quatro estações cosido pela realidade ou como ela deveria ser. Porque a ficção também faz parte deste diário, embelezar ou dramatizar a vida para lhe dar um novo significado.”

Todas essas coisas sem nome – Raquel Stanick

”Algumas pessoas que me leem dizem que escrevo de forma muito livre, que escolhi o caminho da subversão nos meus dias e também na minha escrita. Não me interessam muito os tais “senhores” que determinam o que é literatura e o que é diário. Até porque escrevo sobre paixão. De forma apaixonada. Me aconchego na ideia de que a chamada realidade é apenas mais um nome para a loucura de estarmos e nos sabermos vivos e desejosos. Todos os dias. É também meio como andar pelo mundo recolhendo fragmentos. Aí, quando tudo fica insuportável, eu escolho uma trilha sonora, coloco no repeat e esvazio minhas gavetas emocionais, jogo fora o que acho excessivo e me organizo novamente. Inscrevo no branco o que precisa ser esquecido e, portanto, novamente lembrado. Parece simples, mas não é. É muito angustiante para mim. Sempre foi. Talvez com o tempo se torne tarefa corriqueira, mas por enquanto esse “processo” ainda me é misterioso e cheio de segredos.”

Entre o tempo e o meu sentir – Tatiana Kielberman

“Um apanhado de letras direcionadas às temporalidades da vida que, às vezes, permitem se prolongar mais do que aqueles momentos que juravam ser eternos. Escrevo cartas imaginadas em um canto de solidão compartilhada, quase entregues ao alvo que conseguiu tocar, de certo e único modo, o coração. Pode ser você. Pode ser o moço lá da esquina. O velhinho sentado no banco. A bailarina da caixinha de música. O violão escondido no quarto de dormir. São pessoas, ambientes e objetos pedindo a melodia do meu sentir. E é deles que brota todo o significado e a magia de cada uma das quatro estações…”

O lançamento está marcado para um sábado de agosto, o último, dia 31, às 16 horas na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, em São Paulo e você está convidado a saborear os aromas que serão oferecidos por essas mulheres e suas estações…

*Informações via Lunna Guedes
Um comentário sobre “As quatro escritoras e seus diários…

Deixe um comentário

