Letras de saudade…

“Saudade é solidão acompanhada, é quando o amor ainda não foi embora, mas o amado já…”

– Pablo Neruda –

Meu estimado L.,

Despertei meu corpo quase como um alerta nesta manhã e, após horas insones adentrando o caminho da madrugada, eis-me aqui, diante de mais esta folha de papel em branco.

Escrevo-te algumas palavras delineadas em prosa, porque de fato não compreendo outro modo mais convincente de chegar ao teu coração. Deixo aqui minhas linhas soltas, de pouco sentido, apenas para expressar que hoje, delicadamente, lembrei-me de ti.

Para dizer a verdade, tua imagem sempre se mantém acesa em meio ao intenso cenário que vive na lembrança. Mas, nesta quarta-feira ensolarada, momento em que a brisa quente acaba por pretender sufocar certas emoções, senti o desejo especial de me remeter às tuas memórias.

Muito tempo se passou, eu bem sei. Nem posso afirmar com veemência que teus olhos ainda saltam ao se atentarem a mim. Talvez hoje eu seja, tão somente, uma distante e suave recordação.

Eu disse suave? Quanta pretensão! De leve ou enternecedor, aqueles dias não tiveram nada… Mas, enfim, afastamo-nos para que cada um seguisse o seu rumo, não é, meu querido? Eu nem poderia supor que te esquecer fosse tão fácil assim…

Ok, isso também não se deu como um processo simples, e confesso ter acordado exageradamente eufemista hoje. Contudo, estou aqui – eis a maior prova de que o tempo se constitui mesmo, de certa maneira, como uma revigorante experiência de aprendizado.

Há que ser tolerância com os sentimentos alheios e, de tua parte, houve sempre imensa compreensão diante de todos os meus percalços.

Por esses e outros inúmeros motivos, serei eternamente grata a ti e aos teus ensinamentos, independente dos traumas, das lágrimas – de qualquer pesar.

Despeço-me aqui, imaginando tuas mãos que costumavam afagar tão docemente os meus cabelos…

Quem sabe um dia, sem mais nem menos, corpo e alma peçam bis?

Com todo meu amor,

T.

*Este post  faz parte do projeto “Caderno de Notas”, do qual participo ao lado das escritoras Ana Claudia Marques, Ingrid Caldas, Letícia Alves, Luciana Nepomuceno, Lunna Guedes e Thelma Ramalho. O tema da semana é: “Essa é minha carta ao mundo…”.

6 comentários sobre “Letras de saudade…

  1. Inge Lobato disse:

    Há um sabor especial em ler uma carta de amor, saber do universo único criado por duas pessoas, e que jamais se repetirá com ninguém. A magia do universo criado nesse triângulo amoroso que se forma entre o remetente, destinatário e leitor, está na habilidade do remetente em recriar com palavras parte desse cenário. E você é incrível fazendo isso, querida Tati. Parabéns! Beijos da fã!

    Curtir

  2. Rita L.M. disse:

    “…corpo e alma peçam bis” … Sempre pedem. 🙂
    Ao ler sua carta de amor, recordei de alguns bons e únicos momentos vividos. Certamente, lerei algumas das minhas cartas antigas, as quais são de momentos com grande significado em minha vida.
    Beijos, querida Tati

    Curtir

  3. Ingrid disse:

    a saudade e as cartas..
    muito em comum sempre..
    em tempos idos eram registros certos de amores eternizados..
    lindo querida amiga..
    beijos de carinho..

    Curtir

  4. Lunna Guedes disse:

    Lendo essas postagens em sequencia, a alma vai esvaziando-se aos poucos para em seguida se preencher com uma euforia branda, amena. Singular e plural ao mesmo tempo.
    Minha cara, são poucas as pessoas que conseguem deixar o outro ir, se bem que eles sempre deixam algo para nós, não é mesmo? bacio

    Curtir

  5. Sandra Cajado disse:

    Bela missiva. Suaves tons que centralizam a real troca do sentir. É verdade, sempre há um pouco da gente em outrem, sempre deixamos alguma coisa de bom em alguém. E assim os dias seguem lentos ou não, há o descompasso das horas e assim também formaremos belas telas imaginárias crivando tudo aquilo que se absorveu de bom.
    Um abraço, Taty!

    Curtir

Deixe um comentário

