No momento presente, a pausa…

“Rema as horas da sua vida com doçura. Porque nada somos, porém causamos tão longos ecos!

– Rita Schultz –

Os finais de ano costumam exalar um aroma de renovação por quase todos os cantos que vejo. É geralmente a época na qual determinados ciclos se fecham para que outros possam se abrir, na presença de uma euforia mais que veloz.

Quer-se tudo para ontem. Para anteontem, se assim possível for. Não há muito tempo para a verdadeira reflexão, ainda que, nos discursos festivos, tal palavra seja bastante eloquente e constante.

Desejamos ir, seguir, caminhar… sem necessariamente saber para onde. E talvez seja por isso que, ao findar do ano seguinte, não tenhamos realizado as mudanças que tanto gostaríamos…

Não é por falta de garra, muito menos por escassez de esforço pessoal. Manhã após manhã, acordamos, passamos uma água no rosto e partimos rumo à tentativa de ganhar “o pão nosso de cada dia”.

Mas, de repente, sem nem nos darmos conta, já fomos absorvidos pelo cotidiano, realizando quase tudo de modo automático, num espírito competitivo que inevitavelmente nos aniquila, pouco a pouco.

Fazendo uma breve retrospectiva, posso dizer que, mesmo em meio a uma correria insana e um ritmo bem mais acelerado que o natural, meu ano de 2013 foi muito produtivo.

Pude crescer emocionalmente, desenvolver minha persistência e vencer barreiras que jamais acreditava serem possíveis de se ultrapassar.

Após um período de árduo trabalho – sem me permitir tanto tempo para pensar sobre mim e, até, sobre a vida em si -, a minha proposta para este novo ano que se inicia é, pura e simplesmente, pausar.

Pausar, primeiro, para ler com calma toda aquela imensa pilha de livros que está guardada com tanto carinho em minha estante, esperando para ser devorada e apreciada…

Pausar para cuidar de mim – do meu corpo e da minha alma -, que demandam extrema atenção e para os quais, sinceramente, nem sempre “dou bola” tanto quanto necessário…

Pausar para te encontros com os amigos queridos, oferecer longos abraços, degustar cafés em boa companhia, descansar….

E, por que não, também continuar trabalhando em prol daquilo que preciso e quero, mas em uma medida que me seja benéfica – sem invadir demais os espaços que me cabem.

Será pedir muito? Talvez… Mas, às vésperas de celebrar o ano novo, lanço o desafio a mim mesma e a quem mais quiser me acompanhar.

Vamos seguir em busca de uma vida mais plena, significativa e leve. Vamos nos permitir ser simplesmente nós mesmos – o que, acreditem, já é muita coisa!

E, quando chegar 2015, se tivermos conseguido nos aproximar um pouquinho mais do nosso próprio coração – ah… certamente o ano já terá valido muito a pena!

Agradeço a todos que me acompanham aqui neste espaço, por meio de visitas, divulgações e comentários. O carinho de vocês faz toda diferença!

Que possamos continuar juntos por muito tempo, trocando o mais íntimo de cada detalhe entre nós…

Feliz pausa nova!

Anúncios

3 comentários sobre “No momento presente, a pausa…

  1. Joakim Antonio disse:

    Perfeito querida Tati, precisamos de mais pausas para ser. Eu comecei as minhas em silêncio, e nelas, aproveitei para abrir novas portas.

    Que seja um ano de pausas maravilhosas, onde o que faça sorrir esteja presente.

    Beijo e linda vida!

    Feliz tudo novo!

    Curtir

  2. Inge Lobato disse:

    Fui uma feliz testemunha das suas vitórias em 2013, Tatinha, assim como da correria intensa que elas exigiram de você. A pausa é mais que merecida, é necessária para alguém que está em um ritmo intenso há alguns anos. Que venham as pausas – e mais alegrias em 2014 -, pois você merece! Um beijo da fã (que aprendeu a andar um pouquinho mais rápido com você, hehehe…)

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s