Sobre cultivar palavras…

“(…) amarga-me a boca a certeza de que umas quantas coisas sensatas que tenha dito durante a vida não terão, no fim de contas, nenhuma importância. E por que haveriam de tê-la? (…)”

– José Saramago –

Na singeleza de alguns dias mais amenos, eu me desperto em letras, sem a pretensão de buscar entendê-las ou de que, por ventura, façam qualquer espécie de sentido.

É como se os pensamentos simplesmente acordassem já produzindo um ritmo próprio, na cadência de sua melodia harmoniosa e segura – com margem de erro bastante ínfima.

Mas, aí me pergunto: o que é o erro? Seria uma tentativa humana de definir aquilo que vai contra o esperado? De mensurar o que não se encaixa, por transpor limites? Ou, quem sabe, um simples (e complexo) modo de ditar regras, sempre de um suposto seleto grupo para a maioria calada do mundo.

Enfim, o fato é que nem sempre me reconheço quando o ambiente é seguro demais. Para escrever, ou seja lá o que for… Gosto das nuances do improvável. Do que pode não ser tão certeiro assim. De arriscar e ver no que vai dar – porque eu construo o meu caminho à medida que o percorro.

Assim percebo o quanto minhas letras são baseadas em um cultivo constante, afinal, sem bastidores pautados em múltiplas experiências, a arte de traduzir o que se sente não ganha motivo para existir.

E, se ao final, como bem diz Saramago, pouco disso houver tido realmente importância, o próprio barulho dos passos, a força das palavras rasgadas no papel – e a vida em si, um evento por si só extraordinário – já terão ditado suas próprias regras…

Eu pouco entendo de eternidades, mas o futuro breve tem sido um bom amigo.

2 comentários sobre “Sobre cultivar palavras…

Deixe um comentário

