Notas de rodapé…

(…) É urgente içar novos versos,
escalar novas metáforas
recalcadas pela angústia (…)

[Armando Artur]

Confesso: não sou amante de notas de rodapé. Nunca entendi de maneira suficiente o sentido que elas agregam – mesmo sabendo que algumas palavras não bastam em si e, por causa disso, necessitam de explicações mais extensas.

Para mim, o que é essencial sempre esteve intrínseco ao próprio texto. Cansa-me ter que direcionar os olhos ao final da página, com aquelas letras geralmente miúdas, onde quase nada se enxerga claramente.

Além do mais, quando retorno ao que estava lendo – lá no topo -, é como se perdesse a linha de raciocínio, precisando recomeçar tudo de novo…

Do meu leigo ponto de vista, a nota de rodapé talvez seja até um “mal necessário”, mas inevitavelmente me soa como uma quebra. Uma vírgula fora de hora. Um lapso de pensamento que tira a alma do seu eixo.

Costuma ocorrer de modo semelhante nos meus dias rotineiros… A existência, em sua sabedoria nem sempre compreensível, mas muito presente, traz notas de rodapé inesperadas ao meu universo… Faz-me parar em meio à caminhada, ainda que a vontade seja nula para tal.

Por vezes, o desejo se concentra apenas em seguir o rumo, seja ele qual for – que me conduza a manter certa espécie de sanidade (existe?) e não perder de vista alguns sonhos… Mas as benditas notas de rodapé têm vida própria. São teimosas e quase nunca seguem o fluxo proposto por meu coração…

Em instantes assim, vejo-me obrigada a uma pausa para percorrer atalhos. Não aqueles que tornam a trilha mais rápida – e sim os que precisam de solução imediata. São urgentes. Vorazes. Consomem tudo de mim.

E, então, questiono-me… como fazer para retornar à “leitura” após a avalanche insistente em meio às lacunas cotidianas? Nos livros, bastaria voltar um certo número de páginas – mas no dia-a-dia já não é tão simples. É necessário respirar fundo… Traçar um novo percurso, sem deixar de lado a ideia inicial… Continuar – acima e apesar de qualquer parada.

De fato, eu precisei me acostumar às notas de rodapé. Elas não vão deixar de existir só porque eu não as aprecio – ou por me incomodarem em demasia.

Aos poucos, entendi que não custa ler atentamente e buscar a compreensão do que cada uma delas vem me trazer. Afinal, se não tivessem nada de valioso a ser dito – certamente nem estariam ali.

5 comentários sobre “Notas de rodapé…

  1. Mariana Gouveia disse:

    Notas de rodapé me faz lembrar de conselho de mãe. É uma coisa que você sabe que viu, que tem de levar em conta, mas que, ignora na maior parte do tempo.

    Tati, até em uma coisa simples tuas palavras encantam.
    E sobre os atalhos, muitas vezes, acaba sendo a melhor parte do dia.
    beijos

    Curtir

  2. Lunna Guedes disse:

    Fiquei aqui pensando nas notas de rodapé dos livros e, confesso que não consigo me lembrar de nenhuma. Vou precisar atentar-me para isso na próxima leitura (rs) – mas acho que não gosto delas. Minha vida tem notas mentais, já basta, não acha? rs

    bacio

    Curtir

  3. Carmem Grinheiro disse:

    Olá Taty, estava afastada há algum, agora à sua procura no meu painel, ia me apercebendo que você também não tinha posts recentes, e já estava desistindo quando descobri o seu post em que você encaminhava para este seu novo espaço e sorri: ok. Cá estamos então de volta aos seus textos sempre com seu cunho. Eu, ao contrário de você, perdoe-me, sou fã das notas de rodapé. Talvez devido a essa minha mania de achar que há sempre algo a acrescentar, ou explicar melhor, ou, por outra, justificar com um exemplo aqui ou ali, enfim! Mas concordo com você, que nos obriga a um esforço para retomar o “fio à meada”, e na leitura ficamos sempre “lá e cá”… verdade.
    Por outro lado amei a analogia que faz com o cotidiano, não tinha ainda pensado desta maneira, mas acho que minha vida também anda com muitas “notas de rodapé”, e, sinceramente, acho que não gosto dessas.

    bjos

    Curtir

Deixe um comentário

