A redescoberta do meu abrigo…

Livros… Foram sempre eles que nortearam o meu jeito de ser quando menina… Encantava-me em meio a páginas que me eram desconhecidas e, mesmo sem entender tudo o que lia, a insistência se fazia presente…

Na escola, em casa ou durante alguns passeios, os livros se tornaram o meu acessório particular de sobrevivência. Quando queria me esconder ou afastar – ainda que fosse apenas mentalmente – de pessoas desagradáveis, de situações embaraçosas ou de locais que me despertavam timidez, era na leitura que buscava o meu conforto… e, então, nunca me sentia completamente só.

Após algum tempo – já chegada a época de adolescente –, não conseguia dedicar aos meus companheiros todo o tempo que gostaria… Não deixei de ganhá-los de presente, escolhê-los com afinco nas prateleiras de livrarias e ter o sonho contínuo de passar tardes e mais tardes devorando-os, mas, de certa maneira, acho que me atropelei… Permiti que outros interesses tomassem o seu lugar… E, se há um arrependimento em minha vida, eu diria que é este: não ter me comprometido por tempo suficiente com meus livros após a infância…

Hoje, já aprendiz de adulta – porque uma parte de mim teima em nunca ser gente grande de verdade –, busco insistentemente resgatar esse amor. Não apenas ter os livros guardados na estante, mas também degustá-los… Retomar o prazer e o gosto pelas letras que fizeram de mim o que sou agora.

Não é uma tarefa fácil, pois o cotidiano adora nos perturbar com mínimas coisinhas e distrair a mente através de interesses tortos… Mas eu sigo teimosa, com um ou dois livros debaixo do braço, tomando nota daquilo que mais me interessa, lendo e relendo, até cansar…

Por destino ou, decerto, por paixão… finalmente redescobri meu abrigo!

Um comentário sobre “A redescoberta do meu abrigo…

Deixe um comentário

