Adormeceu novembro…

“(…) Aqui livre sou eu — eco da lua
E dos jardins, os gestos recebidos
E o tumulto dos gestos pressentidos,
Aqui sou eu em tudo quanto amei.

Não por aquilo que só atravessei,
Não pelo meu rumor que só perdi,
Não pelos incertos actos que vivi,

Mas por tudo de quanto ressoei
E em cujo amor de amor me eternizei.”

[ Sophia de Mello Breyner Andresen, in ‘Dia do Mar’ ]

Eu gosto de pontuar datas – é um ritual que, com o passar dos anos, tornou-se intrínseco à minha natureza – como se eu precisasse desse marco para sentir que estou viva, em movimento… em direção a algo que, a qualquer instante, tem a possibilidade de se modificar.

Ouço uma ou duas pessoas próximas me dizerem que isso não faz sentido algum – que mudam os meses, mas os ciclos simplesmente continuam… e nada se modifica – o que para mim soa como tamanho estranhamento, pois já me acostumei a celebrar tal passagem como se fosse o meu próprio renascimento.

E ontem me peguei, novamente, preparando-me para o início deste que é o último mês do calendário gregoriano de 2015. A bem da verdade, não havia me dado conta dos dias de novembro de maneira propriamente dita – sinto que precisei ser outra para depois voltar a me pertencer realmente…

Mas, quando a minha voz interior – aquela que faz conexão direta com a alma – questionou-me quais seriam as minhas primeiras linhas de dezembro, eu não hesitei na resposta: as palavras fluiriam normalmente, sem empecilhos.

Novembro adormeceu de modo muito natural em minha derme. Simplesmente fechou os olhos e se foi… seguiu seu fluxo para que outras folhas em branco pudessem ser preenchidas…

… mas deixando suas devidas impressões, cicatrizes e premissas de um tempo outro – que ainda não sei…

4 comentários sobre “Adormeceu novembro…

Deixe um comentário

