Cartas a alguém que não vai ler, 03

Foi para ti
que desfolhei a chuva
para ti soltei o perfume da terra
toquei no nada
e para ti foi tudo

Para ti criei todas as palavras
e todas me faltaram
no minuto em que talhei
o sabor do sempre

[…]

– Mia Couto, in “Raiz de Orvalho e Outros Poemas” –

Deparo-me com seus traços que se encaixam tão perfeitamente em minha derme e, nesses instantes, torna-se inevitável observar-te em nuances de aproximação e distância… Transmuto-me em fugas para que você não me encontre, ainda que o meu maior desejo persista em ser delineada por seus olhos.

Em outros tempos, quando a fala é escassa e eu percebo o nó amargando o seu peito, é como se você se tornasse tão pequeno que pudesse caber dentro da palma de minha mão… E, por te enxergar tão frágil, amanso minhas defesas… Deixo para depois o que jamais poderia ser lançado no momento presente. Caminho ao seu lado, mesmo que seu coração desconheça a entrega.

Não nego, porém, que essa sua presença (ausente) – por tantas vezes – me faça sentir desconfortável, distante de mim… O que sou quando estou com você, além de um planejamento de ideias mal traçadas? Um esboço que não se enquadra? Um evitar-dizer…?

Alivia-me pensar que, talvez, a hora do encontro apenas ainda não tenha chegado… Se um dia ela virá, eu também não sei, mas ao menos hoje eu a vislumbro, porque a quero! Preciso dessa vivência… Quero-te avesso e espelho, faces de uma mesma moeda, para descobrir aquilo que ainda estranho em meus próprios espaços.

Você não é a resposta, nem mesmo o atalho… Mas dizem que uma origem – ou raiz sólida – pode vir a gerar belos frutos… ainda que as páginas sejam revisitadas tempos depois!

Um comentário sobre “Cartas a alguém que não vai ler, 03

Deixe um comentário

