Retratos, 02

02

O quarto se fazia sombrio e as janelas possivelmente não eram abertas todos os dias… não entendia, ao certo, qual era o significado de se abrir uma janela – me acostumei ao escuro, onde permanecia… na companhia de uma luminária que levava sua nesga de luz às letras, com as quais eu passava a maior parte das horas…

Um punhado de gibis, livros e cadernos de pauta em branco… espaço em que costumava escrever cartas às pessoas que me eram caras. Era a minha maneira de distribuir afeto e, também, de me distrair em meio aos minutos que insistiam em se demorar aos meus olhos…

A televisão – ao lado, com suas luzes coloridas – me permitia ficar em silêncio, apenas observando aquele sem-número de imagens… a partir delas, toda uma realidade reluzia sob a minha escuridão. Era sem propósito o que eu via, mas – de algum modo – se fazia seguro e confiável.

Desconhecia o mundo real das coisas, onde transitava por parcas horas – a caminho das aulas – numa espécie de brecha que se abria na minha existência… um tempo sofrivelmente interminável.

Eu pouco olhava para fora, para os lados… porque as coisas ao meu redor se ofereciam como sendo estranhas e perigosas. Tudo que eu sentia era medo…

… até ela chegar…

*Este texto é parte integrante da Coletânea “Retratos”, publicada em dezembro de 2014, em formato artesanal, pelo selo Plural Scenarium.

2 comentários sobre “Retratos, 02

  1. marielfernandes disse:

    Minha mãe me ensinou a manter as coisas arrumadas, pelo menos as principais. Tanto e de tal forma que encontrasse o que queria mesmo sem luz. Um dia perguntei a ela o motivo daquilo. “Para que você saiba o procura e para que você entenda o que encontra, mesmo quando estiver escuro”. Era uma argentina esperta ela.

    Curtir

Deixe um comentário

