Retratos, 04

04

Naquela mesma noite, a porta se abriu… trazendo a figura de G. – com suas feições acobreadas, cabelos lisos, curtos, uma fagulha de cor junto à sua pele branca. Mulher esguia, de movimentos certeiros e curvas bem delineadas… desde a sua chegada, cada uma de suas ações repousou em meus olhos, reverberando em todo o meu corpo.

Ela se fazia bem semelhante ao que eu tinha visto, até então, nas poucas fotos que haviam tocado o meu olhar… Apesar das preocupações que percorriam o seu entorno, e do cansaço pelas horas de voo, G. estampava um suntuoso sorriso no rosto… bem depois, eu viria a descobrir que essa seria uma de suas características mais marcantes: “a arte de sorrir cada vez que o mundo diz não”…

Não me lembro de tê-la recebido com um abraço, talvez apenas um beijo no rosto ou coisa assim… Como já era de costume, eu não sabia de que maneira me portar. Apenas busquei capturá-la por inteiro, com tudo o que meu olhar tinha potencial de sorver… Gestos, palavras, risadas, trejeitos, tiques, manias, costumes… ufa!

Havia toda uma mesa de lanche para servi-la, com pães, frios, café, leite e outras iguarias preparadas por minha mãe… “Hummmm… Pãozinho do Brasil!”, ela exclamou, ao provar o pão, aparentemente, depois de muitos anos sem fazê-lo.

Os sinais que G. emitia se mostravam de uma naturalidade muito alheia àquela que eu estava habituada até então… havia certa liberdade em seu existir que me soava quase irreconhecível – e, não raro, suas premissas causavam em mim uma mescla de espanto, admiração e… vida!

*Este texto é parte integrante da Coletânea “Retratos”, publicada em dezembro de 2014, em formato artesanal, pelo selo Plural Scenarium.

Um comentário sobre “Retratos, 04

Deixe um comentário

