Retratos, 04

04

Naquela mesma noite, a porta se abriu… trazendo a figura de G. – com suas feições acobreadas, cabelos lisos, curtos, uma fagulha de cor junto à sua pele branca. Mulher esguia, de movimentos certeiros e curvas bem delineadas… desde a sua chegada, cada uma de suas ações repousou em meus olhos, reverberando em todo o meu corpo.

Ela se fazia bem semelhante ao que eu tinha visto, até então, nas poucas fotos que haviam tocado o meu olhar… Apesar das preocupações que percorriam o seu entorno, e do cansaço pelas horas de voo, G. estampava um suntuoso sorriso no rosto… bem depois, eu viria a descobrir que essa seria uma de suas características mais marcantes: “a arte de sorrir cada vez que o mundo diz não”…

Não me lembro de tê-la recebido com um abraço, talvez apenas um beijo no rosto ou coisa assim… Como já era de costume, eu não sabia de que maneira me portar. Apenas busquei capturá-la por inteiro, com tudo o que meu olhar tinha potencial de sorver… Gestos, palavras, risadas, trejeitos, tiques, manias, costumes… ufa!

Havia toda uma mesa de lanche para servi-la, com pães, frios, café, leite e outras iguarias preparadas por minha mãe… “Hummmm… Pãozinho do Brasil!”, ela exclamou, ao provar o pão, aparentemente, depois de muitos anos sem fazê-lo.

Os sinais que G. emitia se mostravam de uma naturalidade muito alheia àquela que eu estava habituada até então… havia certa liberdade em seu existir que me soava quase irreconhecível – e, não raro, suas premissas causavam em mim uma mescla de espanto, admiração e… vida!

*Este texto é parte integrante da Coletânea “Retratos”, publicada em dezembro de 2014, em formato artesanal, pelo selo Plural Scenarium.

Anúncios

Um comentário sobre “Retratos, 04

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s