Eu, sabática em mim…

“Comprei um espelho enorme. Acho que nunca tive um espelho tão grande. Consigo me ver inteira.” 

Li o trecho acima no blog da Dora, em plena manhã nublada de segunda-feira, e – inesperadamente – ele conseguiu traduzir muito do que estava borbulhando nos entremeios da minha alma… o texto do qual a frase faz parte falava de um assunto que não tinha relação alguma com o gatilho disparado em mim. Mas é comum a gente procurar uma coisa e acabar achando outra.

Já faz algum tempo que os fatos não se dão de maneira igual por aqui… eu não comprei um espelho novo de verdade, mas tenho me oferecido de presente pequenos feitos simbólicos que puderam – pouco a pouco – modificar o rumo dos acontecimentos.

E, do mesmo jeito que “mudaram as estações”, há algumas que já não me bastam mais. Deixo de me conformar com o simples bater das horas, sem que o sentir estale em meu coração. O desgaste me exaure, o estresse me faz abominar a loucura dos dias… é preciso uma pausa!

Hoje, diante desta preguiça que me parece maior que o universo… de uma inércia que me soa tão indesejada, quando começo a listar as mil coisas que tenho para fazer… enfim, constato: quero e preciso de um tempo sabático. Segundos… minutos… dias… meses, apenas para mim. Eu, meu universo e a solidão – nada egoísta – de tão somente existir.

Não sei ao certo como seria possível viabilizar esse tempo, já que o mundo real nos demanda olhos abertos, coração pulsante e – tantas e tantas vezes – abdicar de sonhos momentâneos pela sobrevivência a médio prazo. Mas, nem por isso, deixo de lado a vontade latente que arde em meu peito.

Alimento o ímpeto de estar – agora mesmo, e sempre que possível – em um local ameno, tranquilo, com minha xícara de café e meus livros… talvez caderno e caneta ao alcance das mãos, tela do Word em branco… para que as ideias não se percam por um momento sequer, flutuando do imaginário ao real em questão de um rompante. Sem compromisso com o fim.

Um comentário sobre “Eu, sabática em mim…

Deixe um comentário

