A literatura que sou…

Humildemente – e com certo traço de constrangimento, é claro – confesso que tentei engatar a leitura de três ou quatro livros diferentes dentro do último mês… todos eles devidamente escolhidos e comprados por mim, com estilos diferentes e propostas outras.

Porém, em determinado instante – lá pela página 30 –, algo parecia desandar, fazendo com que o estímulo inicial fosse deixado de lado. No início, imaginei ser um problema relacionado à minha distração ou, quem sabe, a uma falta de afinidade com o tema tratado naquelas páginas… Contudo, à medida que fui abandonando um título após o outro – sem o menor sinal de insistência – pude iniciar um diálogo interior que redefiniu, de certo modo, o rumo de minhas reflexões.

Tenho buscado, cada vez mais, criar e me identificar com um estilo próprio de escrita. Entendo que se trata de um modelo que se constrói – por vezes – durante uma vida inteira, mas no dia a dia venho me aproximando daquilo que acredito ser o meu “ideal de palavra”: o que gosto de ver escrito por mim no papel, pois reflete muito do que sou. E, nesse sentido, também, penso que se delineia o meu construto de leitura.

Se, atualmente, tenho o hábito de escrever crônicas mais intimistas – que retratam minha alma e pensamento por meio de fatos do cotidiano –, é bem provável que deseje realizar leituras compatíveis a essa estrutura. Isso não exclui a possibilidade de degustar romances, contos, novelas e outras histórias de ficção, mas enquanto me negar à busca daquilo que se faz congruente ao meu sentir, será – de fato – muito difícil terminar qualquer livro que seja…

Vou ali até a estante, então, resgatar meu precioso Rubem Alves, que sempre me aguarda com seus braços abertos e ensinamentos singulares, para que eu não me perca de vista, mesmo me desencontrando tantas vezes por aí…

Deixe um comentário

